terça-feira, 3 de junho de 2014

Salão do Livro do Piauí na UFPI.

Aconteceu na noite desta sexta-feira (30), a cerimônia de abertura da 12ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) no Cine-Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Este ano, o evento é realizado no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI durante o período de 30 de maio a 08 de junho.
Formação da mesa de abertura do 12º Salipi
Segundo a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, "é com muita satisfação e honra que a Universidade abraça o Salipi. Temos, estacionado em nosso campus, um dos maiores salões do nordeste". Para ela, as atividades do Salipi têm compromisso social, assim como a UFPI, que é formar cidadãos através da leitura, fazer pensar e traduzir o que é aprendido em ações", afirmou.
Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira
De acordo com o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, a UFPI é, sem dúvidas, o melhor espaço para a realização do evento, "pois conta com um espaço amplo, com estacionamento, segurança, com muitas sombras e aqui todo o público vai poder vivenciar o livro e a leitura de uma forma ainda mais prazerosa", destacou o presidente.
Na solenidade o prefeito Firmino Filho destacou a importância do Salipi para Teresina e garantiu que "A sustentação financeira do Salão deve passar por um compromisso maior, os recursos da Prefeitura deverão ser, inclusive, garantidos no próprio orçamento municipal," disse.
Prefeito de Teresina Firmino Filho participa da abertura do 12º Salipi
O Salipi é uma realização da Fundação Quixote e integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil. Na sua 12ª edição de tema "Quem não lê não vê'', o evento homenageia o teatrólogo piauiense Gomes Campos e relembra o centenário de morte do poeta Augusto dos Anjos.
Junto ao Salipi, também é realizado o 17º Seminário Língua Viva no Cine Teatro da UFPI. O Seminário inclui palestras, oficinas, bate-papo literário e apresentações artísticas, e é voltado para estudantes, escritores, jornalistas, professores e estudiosos de um modo geral.

Confira a programação no site do Salipi 2014.

Encontro debate preservação do patrimônio cultural na Cidade de Teresina.

Com o objetivo de discutir o panorama do Patrimônio Cultural na Cidade de Teresina, o Grupo de Projetos Estruturantes e Intervenções Urbanas (GPE/SEMDUH-PMT) promove o Encontro Cidade e Patrimônio, no dia 3 de junho, às 19 horas, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí. Por meio de mesa redonda, o Encontro visa promover discussões sobre a proteção do acervo cultural da cidade de Teresina.

Na oportunidade, serão apresentadas ações de preservação do patrimônio da Teresina desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, pelos órgãos de proteção, pelas associações públicas e pelas instituições de ensino.
"O objetivo é incentivar novos debates, a repercussão pública e a associação conjunta de forças para proteger o reduzido acervo que nos resta", esclarece o estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e integrante do Grupo, Víctor Guimarães.
Grupo de Projetos Estruturantes e Intervenções Urbanas (GPE/SEMDUH-PMT)
O Grupo é coordenado pela professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, Dra. Alcília (Kaki) Afonso e está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Teresina (SEMDUH). O projeto envolve arquitetos e estudantes da UFPI.
Entre as ações desenvolvidas pelo Grupo, está o projeto experimental que propõe modelos de novos pontos de ônibus na cidade, somando racionalidade construtiva, sustentabilidade climática e acessibilidade.

Fonte: Site da UFPI.