quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mimos para mesa, por Adelaide Albano.


"Os que querem ver o sol, queimam seus olhos se o olham de frente".


Contexto: Atenas massacrada pelos Espartanos.
Das acusações: -Sócrates não crê nos deuses de Atenas. 
- Sócrates propõe novas crenças. 
-Sócrates corrompe a juventude.  
-O Filme é recheado de diálogos. 
- Um convite a reflexão!
 

Ética, o destaque vai para Sócrates, Platão e Aristóteles.


Historicamente, a idéia de Ética surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C, através das observações de Sócrates e seus discípulos.
 

A Política de Platão!


  Seu pensamento, suas idéias, as questões  políticas encontram-se nas obras: A República, Político e Leis. Discipulo fiel de Sócrates. Decepciona-se com o regime democrático após a condenação de seu Mestre em regime de votação. Vai à Sicília, tentar convencer Dionísio a respeito de seu pensamento político, porém não obtêm sucesso.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sandálias Decoradas, aceita-se encomendas pelo email. Artes do Piauí!

piauiterraquerida41@gmail.com






Livro comemora vinte anos das ouvidorias universitárias brasileiras.

Em: 23/01/2013 14:06
 
Em comemoração aos 20 anos da criação da primeira Ouvidoria Universitária Brasileira foi lançado o livro Ouvidoria Universitária no Brasil: vinte anos de experiência. O livro reúne uma coletânea de 16 textos de profissionais que atuam ou atuaram em ouvidorias de Instituições de Ensino Superior - IES do país, dentre eles, a historiadora, professora e atual ouvidora da UFPI, Maryneves Saraiva de Arêa Leão.


A professora integra a obra com o artigo intitulado Ouvidoria e cidadania: um diálogo possível na UFPI - Universidade Federal do Piauí e fala de sua experiência de forma muito positiva. "Acredito que o valor de uma grande Instituição, não está só na sua edificação, na sua estrutura. Ela está também no relacionamento, e quando crescemos em relacionamento, as atitudes feitas com amor e respeito garantem direitos e deveres, facilitam a solução de conflito, norteiam muito o caminho. Para uma instituição universitária uma ouvidoria é um grande passo."
A ouvidora ratifica a importância de ter mediadores em um processo de escuta entre a Instituição, seus servidores, prestadores de serviço e usuários, "Concluo meu artigo dizendo que o serviço de ouvidoria é uma página viva de fragmentos de história de vida, porque quem chega coloca sua reclamação, sua dor, seu questionamento, e é importante que a Instituição cresça neste sentido".

Calamidades e Provações.

Nossa liberdade é o que nos faz realmente grandes, mas, nos faz também perder grandes oportunidades. 
Maryneves Arêa Leão.
Segue mensagem de Emmanuel com o título "Calamidades e Provações".  




O homem desejou recursos para mais facilmente abrir estradas e a Divina Providência lhe suscitou a idéia de reunir areia e nitroglicerina, em cuja conjugação despontou a dinamite.
 
A comunidade beneficiou-se da descoberta, no entanto, certa facção organizou com ela a bomba destruidora de existências humanas.
O homem pediu veículos que lhe fizessem vencer o espaço, ganhando tempo, e o amparo Divino ofereceu-lhe os pensamentos necessários à construção das modernas máquinas de condução e transporte.

 
Essas bênçãos carrearam progresso e renovação para todos os setores das aquisições planetárias, entretanto, apareceram aqueles que desrespeitam as leis do trânsito, criando processos dolorosos de sofrimento e agravando débitos e resgates, nos princípios de causa e efeito.

 
O homem solicitou apoio contra a solidão psicológica e a Eterna Bondade, através da ciência, lhe concedeu o telégrafo, o rádio e o televisor, aproximando as coletividades e integrando no mesmo clima de aperfeiçoamento e cultura.

Apesar disso, junto desses nobres empreendimentos, surgiram aqueles que se valem de tão altos instrumentos de comunicação e solidariedade para a disseminação da discórdia e da guerra.

O homem rogou medidas contra a dor e a Compaixão Divina lhe enviou os anestésicos, favorecendo-lhe o tratamento e o reequilíbro no campo orgânico.

Ao lado dessas concessões, porém, não faltam aqueles que transformam os medicamentos da paz e da misericórdia em tóxicos de deserção e delinqüência.
O homem pediu a desintegração atômica, no intuito de senhorear mais força, a fim de comandar o progresso, e a desintegração atômica está no mundo, ignorando-se que preço pagará o Orbe Terrestre, até que essa conquista seja respeitada fora de qualquer apelo à destruição.

Como é fácil de observar, Deus concede sempre ao homem as possibilidades e vantagens que a Inteligência Humana resolve requisitar à Sabedoria Divina. Por isso mesmo, as calamidades que surjam nos caminhos da evolução no mundo, não ocorrem obviamente, sob a responsabilidade de Deus.

                                 Emmanuel

(‘Busca e acharás’ - Francisco Cândido Xavier)

 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam” (Paulo, I Coríntios, X, 23)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013







 O mundo, como um vasto Oceano, espera por nossa coragem, determinação e libertação
Niviane Andrade, Piauiense, Enfermeira, Amiga e Mulher de Fé. 
Um pouco do seu roteiro em imagens pela, Suécia, Noruega, Londres e Berlim.   

"Quem tem luz, irradia, distribui, pois não lhe cabe tanto ...Por isso a bondade, o desprendimento...Quem tem luz brilha mais e tem consciência quando ilumina..Por isso a força, as missões...Quem tem luz se protege, sabe se manter na sombra ...Por isso a dúvida, a solidão entre muitos...Por isso a dádiva, as lágrimas...Por isso a sensibilidade...as vezes "racional". 

Por: Niviane Andrade.

O turismo internacional já é uma tendência no estado do Piauí. Matéria e Entrevista com Maryneves e Ticiana Arêa Leão.