segunda-feira, 27 de agosto de 2012

19 de Agosto de 2012;

Memórias e Lembranças de uma mulher,  Mãe,  funcionária pública federal, religiosa, compositora do Hino de Nossa Senhora dos Humildes e outras composições. Anfitriã de pequenos grandes eventos na cidade de Alto-Longá –PI. Personalidade marcante, e uma beleza de ser humano.
A História da cidade tem sua marca e de sua família.  
(Segue trechos do artigo: Tributo a Uma Mulher de Fé: Walmira Campos Saraiva Costa.)

"Walmira Humildes Campos Saraiva, filha de Cantídio Saraiva de Siqueira e Maria Humildes Campos Saraiva, nascida em 19 de agosto de 1930 na Cidade de Alto-Longá, a época Distrito Judiciário da Comarca de Altos - Piauí. Registrada na Cidade natal, por João Batista Loureiro, Oficial do Registro Civil, conforme o registro de nascimento os dados que seguem: o Coronel Cantídio Saraiva de Siqueira, acompanhado das testemunhas, Antonio da Matta Oliveira e Lúcio Pereira Sena, registram a pequena sendo sendo seu avô paterno Capitão Silvestre Saraiva de Siqueira e sua avó Raimunda Rosa da Silva, materno, Capitão Raimundo Campos de Moraes Condurú, e  Jovina de Moraes Campos...
Toda a sua vida de Esposa e Mãe foi um exemplo vivo de dedicação e desvelo. O Lar constituía-se o centro da sua vida... Exemplo vivo de Esposa dedicada, Mãe abnegada, funcionária pública com empenho inigualável, mulher pública com um jeito próprio de administrar, combinando energia com amorosidade, dedicada a vida religiosa de prática Católica, porém aberta ao diálogo com religiosos de todas as denominações. Fundadora com um grupo de Senhoras da Congregação da Doutrina Social Cristã de Nossa Senhora dos Humildes...
Em particular, guardo com muito carinho e gratidão as suas palavras e orientações seguras marcadas pela fé e a confiança em Deus, no valor da amizade sincera, da união, do respeito, do reconhecimento do valor do outro, e do profundo espírito de solidariedade humana que a comunidade longaense é testemunha... 
Eterna Gratidão!"



Maryneves Saraiva de Arêa Leão
(Historiadora. Professora da UFPI e acadêmica da ALLCHE, Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia, facilitadora da Oficina Corpo, Mente, Emoção).


Sua Vida merece flores!!!Parabéns!!!


Visita ao sobrado de Simplício Dias durante o Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural.Complexo Cultural Porto das Barcas, Centro Histórico de Parnaíba-PI.




Registro fotográfico do arquivo pessoal de Marcelina Almeida. 20 a 23 de Agosto, de 2012.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

3º Congresso de História e Patrimônio Cultural. "Patrimônio, Sociedade e Museus".


Esta acontecendo desde dia 20 de Agosto de 2012 no Porto das Barcas em Parnaíba- Piauí -Brasil o 3º Congresso de História e Patrimônio Cultural. "Patrimônio, Sociedade e Museus".


 

 
A proposta do Congresso já se cumpre, pois que "ampliar discussões, acolher pesquisadores das ciências históricas e sociais, que trabalham com produção dos lugares, dos fazeres... com categorias de: "Memória, Sociedade, Identidade, Cultura, Patrimônio, Paisagem Cultural, Museus e Sustentabilidade. Esta reunindo pesquisadores, estudantes, autoridades institucionais e comunidade. Estivemos por lá e nos sentimos contemplados com as apresentações socializadas e com as relações estabelecidas no evento especialmente com os novos colegas que também tem se debruçado no olhar da memória e do patrimônio e sua relação com a comunidade. 
 (Um abraço a Professora Áurea Pinheiro da UFPI, e a equipe de Portugal representando as Instituições parceiras do Evento daquele País e todos os participantes do Evento. Estamos todos de Parabéns!)






Destaco a alegria do contato com as alunas do Curso de  História do Parfor/UFPI Parnaíba, presentes no Evento.
Gratificante e enriquecedor o intercâmbio a todos os participantes e a Cidade de Parnaíba que possui lugares de Memória, com marcas profundas na identidade de seus moradores e que já reivindicam a preservação local, exemplo da conservação, restauração e adaptação do Sobrado Simplício Dias da Silva que minha orientanda, Sheila Maria de Azevedo Melo faz referencias no estudo "Memórias da Parnaíba". PARFOR 2012. 
Conforme folder distribuído pela Superintendência do IPHAN  Piauí. Vejamos. 
"Parnaíba faz parte do conjunto de Cidades do Piauí testemunhas da ocupação do interior do Brasil durante o SEC. XVIII” [...] Seu Centro Histórico segue relativamente preservado e destaca-se o Sobrado Simplício Dias que era mais conhecido com "Simplição", cuja memória está vinculada a vida da cidade,  que viveu até os últimos dias, em Parnaíba, situada na Av. Presidente Vargas, próximo ao Porto das  Barcas. Em boa hora e por muitas solicitações da comunidade, Prefeitura Municipal e IPHAN estabelecem parceria de 2010 a 2012 e devolvem a cidade de Parnaíba a Casa de Simplício Dias, agora Museu Simplício Dias, Arquivo Público Municipal e Escritório Técnico do IPHAN local. Os recursos oriundos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas.  Lindo de Ver o Sobrado devolvido a cidade e as futuras gerações. (Logo mais publicarei as fotos do Sobrado)












 Registro fotográfico realizado no dia 20 de Agosto de 2012, durante o evento em Parnaíba-Piauí-Brasil. Por Maryneves Saraiva de Arêa Leão. 

Vai um abraço ao CLIP -Ecoturismo e Aventura com loja no Porto das Barcas, com peças apresentadas nas fotografias acima. 
E o ARTESANAT Beira- Rio. (Depois apresento meu diálogo com os Artesãos,especialmente Antônio Carlos, e a beleza que pude conferir.)




Registro Fotográfico realizado em Janeiro de 2011, por Maryneves Saraiva. Confiram!